Supermercados: Porque apostar na antecipação de recebíveis?

Manter o controle financeiro é uma atividade importante para as empresas de todos os segmentos e portes. Com as contas em dia, é muito mais fácil projetar melhorias, estabelecer metas e consolidar o crescimento do negócio.

Entretanto, quando as dívidas se acumulam e o empreendedor precisa recorrer aos temidos empréstimos bancários, recuperar a saúde financeira da empresa se torna uma tarefa bastante complexa. Imagine essa situação para os supermercados que apresentam um amplo volume de negociações diariamente.

Antes de chegar a esse ponto complicado, uma alternativa que costuma ser bastante vantajosa para os supermercados é a antecipação de recebíveis. Você já ouviu falar sobre isso? Sabe como funciona na prática?

Na sequência deste artigo, vamos mostrar porque apostar na antecipação de recebíveis pode ser um bom negócio para os supermercados que precisam de um fôlego para colocar as contas em dia. Confira!

Saiba o que é a antecipação de recebíveis

Antes de adotar a antecipação de recebíveis em seu supermercado, é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse recurso. Vamos explicar essa estratégia com um exemplo prático. Um cliente vai até o seu supermercado, realiza a tradicional compra do mês no valor de R$ 400 e parcela a compra em três vezes no cartão de crédito.

No entanto, o pagamento dos fornecedores deve ser feito no próximo dia 5 e boa parte dos clientes do supermercado parcelaram as compras. Se a empresa estiver com problemas no seu controle financeiro, poderá ocorrer uma defasagem no caixa, afinal, o supermercado terá mais saídas do que entradas.

Por algum tempo, pode ser que o negócio consiga utilizar o seu capital de giro para cobrir a diferença, mas chega um momento que seguir com esses ajustes fica difícil. É aí que surge a importância da antecipação de recebíveis.

Em vez de recorrer para os tradicionais empréstimos bancários, o supermercado pode optar pela antecipação de recebíveis. Para isso, é preciso negociar com a adquirente que gerencia os pagamentos por cartão de crédito e solicitar esse recurso. 

Geralmente, a adquirente realiza um cálculo de quantas parcelas o seu negócio ainda tem para receber e adianta esse valor mediante a cobrança de uma taxa acordada. A antecipação de recebíveis é uma opção para o supermercado gerar fluxo de caixa para pagar os fornecedores, evitando o acúmulo de dívidas.

Conheça outras vantagens que a antecipação de recebíveis oferece para o seu supermercado

Agora que você já sabe o que é antecipação de recebíveis e quando ela pode ajudar o seu negócio, vamos apresentar algumas outras vantagens desse recurso. O principal ganho que o empresário tem ao solicitar o pagamento antecipado junto a adquirente é que ele não precisará recorrer aos empréstimos em instituições financeiras que podem, no futuro, se tornar uma bola de neve devido às altas taxas de juros.

Outra vantagem interessante para os supermercados que optam pela antecipação de recebíveis é a velocidade com que esse serviço é liberado pelas adquirentes. Em dois ou três dias o gestor tem o capital disponível para pagar os seus fornecedores. Já um empréstimo, dependendo da modalidade,  pode levar de 15 a 30 dias para ser liberado por um banco e as exigências documentais são bem maiores.

No artigo de hoje, mostramos que o gestor de supermercado pode apostar na antecipação de recebíveis para gerenciar as contas do seu estabelecimento. Mas, vale ressaltar que essa é uma estratégia que precisa ser utilizada com cautela, afinal ela consome parte dos seus lucros por envolver taxas que são descontadas a cada nova solicitação.

Para continuar por dentro de dicas como essa, veja também em nosso blog o post que ensina a fazer o controle das taxas referente às vendas feitas em cartão.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.