Tendências da indústria de pagamentos no Brasil

 

Já faz um tempo em que as mudanças no comportamento do consumidor são comentadas e algumas delas vão ao encontro do que podemos chamar de tendências na indústria de pagamentos. Ainda não sabe do que estamos falando? Chegou ao post certo!

Para os consumidores atuais, quanto menos burocracia houver no processo de compras, melhor. É por isso que eles se interessam por novidades que alteram e facilitam a realização de compras, pagamento e recebimento dos produtos, sobretudo quando tudo é feito de forma segura e envolve vantagens.

Neste sentido, uma indústria que deseja atrair esse consumidor precisa estar alinhado às suas expectativas e apresentar inovações em seus processos e soluções. Entenda melhor, à continuação.

Internet das coisas e tokenização

A Internet das coisas (IoT) é a inovação que nos leva à tokenização. São essas tecnologias que viabilizam a criação de uma carteira digital segura, fazendo com que o consumidor dispense o uso de cartões físicos e possa utilizar apenas seu smartphone para realizar pagamentos, mesmo em compras fora do ambiente online.

Uma vez que a carteira digital esteja habilitada no smartphone do consumidor, basta ao empreendedor estar preparado para lidar com a tecnologia com o uso de uma plataforma especialmente desenvolvida para o serviço. É essa plataforma que conecta os cartões cadastrados na carteira digital do consumidor a diferentes soluções de pagamento móvel oferecidas pelo empreendedor.

Dessa forma, sem a necessidade de sair de casa com cartões, o consumidor estará preparado para realizar compras a qualquer momento e com segurança. O processo é simples e rápido e pode até contribuir para o aumento das vendas.

Crescimento dos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade não são, em si, uma novidade. Nos últimos anos, o cenário para esse tipo de serviço melhorou e, como aponta a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o faturamento das empresas de fidelidade aumentou em 2018.

Esse aumento se traduz em um maior número de consumidores interessados em participar dos programas de fidelidade e aproveitar os seus benefícios. A tendência para a indústria de pagamentos é, portanto, o crescimento desse tipo de serviço como forma de atrair os consumidores e incentivá-los a realizar compras.

Tudo isso significa que, além de oferecer soluções inovadoras para facilitar o pagamento e desburocratizar o processo de compras, é interessante oferecer ao cliente vantagens que sirvam como um convite à realização de compras regulares.

Startups financeiras

Há algum tempo, compartilhamos em nosso blog o post Fintechs ― tendências tecnológicas no setor financeiro. Apresentamos esse tipo de startup mais uma vez porque empresas como o Nubank ainda podem ser consideradas jovens e estão começando a alcançar reconhecimento mundial em inovação. Algo que facilita a sua consolidação no mercado e abre caminho para outras startups financeiras.

Esse tipo de empresa ganha clientes por apresentarem soluções como uma conta digital ou cartões de crédito sem anuidade. Para os empreendedores, as ferramentas de gestão de finanças lançadas pelas fintechs simplificam operações de fluxo de caixa e processos de integração contábil. E isso conta como ponto a favor da produtividade e melhor aproveitamento de recursos.

Você já está preparado para lidar com as tendências da indústria de pagamentos? Deixe o seu comentário!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.