Varejo online: tendências para ficar de olho até 2020

 

O varejo online veio para ficar e não faltam números que comprovam a tendência dos consumidores de adquirir produtos e serviços pela internet. No nosso artigo anterior já vimos que os números do comércio eletrônico avançava na casa dos dois dígitos, enquanto o varejo em geral apresentava uma tendência à queda.

Então, para que seu ecommerce esteja sempre um passo à frente e possa aproveitar esta escalada de receita online, nada melhor do que estar atento às tendências e antecipar-se às necessidades e hábitos dos consumidores para ganhar visibilidade e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Vendas Mobile

Segundo uma pesquisa da Criteo, que estudou o cenário do e-commerce em 2018, as transações realizadas por dispositivos mobile já representam nada menos do que 50% de todas as vendas feitas pela internet aqui no Brasil.

A ascensão das compras online realizadas por smartphones e outros dispositivos móveis ainda mostra que os estabelecimentos que vendem por aplicativos percebem aproximadamente uma terça parte das transações sendo feitas por aplicativos proprietários.

A cereja do bolo é a constatação de que a conversão em aplicativos é 3X maior do que no mobile web. Outro dado interessantes relacionados ao comportamento de compra dos consumidores: as compras mobile lideram durante a noite e finais de semana, momento onde as pessoas estão mais relaxadas e propensas a decidir pela aquisição.

Entre as categorias que geraram mais conversões, sem que consideremos qualquer transação realizada via aplicativo, temos:

    1. Mídia e Cultura, com 38%
    2. Beleza e Saúde, com 37%
    3. Grandes Redes Varejistas (36%)
    4. Redes de Varejo de grande porte, com 36%
    5. Moda e luxo, com 34%
    6. Utensílios para a casa, com 34%
    7. Tecnologia e computação, com 25%

Seu e-commerce, ainda que não seja parte das grandes redes, igualmente pode beneficiar-se das vantagens de uma presença online. Em primeiro lugar, porque está claro que a importância do mobile não pode ser ignorada. Em segundo, porque é possível trabalhar com públicos segmentados e alcançar potenciais compradores muito além das limitações das tradicionais lojas físicas.

Omnichannel, uma obrigação

A mobilidade em si deriva em outro ponto importante: a experiência omnichannel. Antigamente, era comum que o atendimento das lojas físicas não se comunicasse com os outros canais, como telefônico ou mesmo pelos dispositivos móveis (páginas e chats). Atualmente, não podem existir barreiras entre os diversos meios de atendimento.

Ou seja, os consumidores estão acostumados a entender que tudo estar superconectado e é possível pedir um produto pelo app, retirar na loja e chamar pelo telefone para consultar a assistência técnica. Logo, todos os departamentos envolvidos precisam estar alinhados entre si para que não existam ruídos ou interrupções.

A mesma pesquisa citada mais acima, neste artigo, também mostra que as próprias vendas offline podem contribuir para as conversões online. Em primeiro lugar, porque informam melhor o consumidor sobre o produto (a parte tátil, sensorial) e porque é possível ter mais informações sobre os consumidores.

De acordo com a Criteo, os clientes omnichannel representam 27% das vendas totais, número maior do que os clientes que só compram online (24%) e um pouco mais da metade dos que só compram offline (49%). Resumindo, sua marca precisa estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e de forma interconectada.

Conclusões

O comércio online está apenas dando seus primeiros passos, há muito mais por vir e o mais importante é estar atento para não perder espaço e conquistar as melhores oportunidades. A Concil acompanha todos os mercados com os quais pode colaborar com suas soluções de conciliação de cartões e o varejo online é um segmento onde a conferência se faz ainda mais importante.

 

https://tudosobreconciliacao.concil.com.br/automacao-financeira-o-que-um-programa-de-controle-financeiro-para-pequenas-empresas-pode-fazer-por-voce
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