Vendas no cartão de crédito : como fazer a gestão de recebíveis por uma plataforma especializada

Existem diversas formas pelas quais um cliente pode efetuar um pagamento. E, dentre elas, o cartão de crédito  desponta como uma das favoritas, tanto por sua praticidade quanto por oferecer a possibilidade do parcelamento de compras.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2017, as compras utilizando cartão de crédito  e débito somaram um total de R$ 308 bilhões de reais no terceiro semestre.

Por isso, é importante que todo empreendimento tenha condições de gerenciar, de forma eficiente, os recebíveis provenientes das compras efetuadas com cartões. Pensando nas entradas de recursos por meio do cartão de crédito , veremos aqui algumas dicas de gestão de recebíveis. Confira!

Como funcionam as vendas no cartão de crédito ?

Focando na gestão de recebíveis e nas vendas por cartão de crédito , uma das coisas que também podemos observar nos estudos da Abecs é que a venda parcelada ainda é uma das opções mais adotadas pelos consumidores.

Os pagamentos em cartão de crédito  realizados à vista ficam disponíveis na conta da empresa geralmente após 30 dias da compra ter sido concluída. Já para as compras parceladas, a quantia relativa à parcela é creditada na conta da empresa 30 dias depois. Portanto, alguns recebíveis só ficarão totalmente disponíveis depois de um certo tempo para a empresa.

Tendo em vista todas essas peculiaridades, a gestão de recebíveis de cartão de crédito  pode não ser uma tarefa simples.

Para evitar erros ou perder grandes contas, é mais aconselhável que o gestor utilize ferramentas e plataformas digitais especializadas, que costumam automatizar a gestão de entradas e tornar sua vida mais fácil.

Qual a melhor forma de gerenciar os recebíveis no cartão de crédito ?

A gestão de recebíveis de cartões pode ser realizada de diversas formas. De modo geral, é essencial que a empresa a faça a fim de garantir a saúde financeira e o controle de fluxo de caixa adequado para o empreendimento.

Existem métodos que, quando adotados, tornam essa gestão bem mais eficiente, assertiva e estratégica, como a conciliação de cartões. Ela é uma ótima alternativa para fazer essa gestão de recebíveis e pode ser executada por plataformas específicas ágeis, acessíveis e personalizadas para este fim. Dentre as vantagens desse método de gestão, podemos listar os seguintes:

cartão de crédito

Conferência das taxas de serviço

Através de plataformas personalizadas para a conciliação de recebíveis de cartão de crédito , é possível assegurar que as condições e taxas definidas no contrato com a operadora da máquina estão sendo devidamente cumpridas.

Essa é uma questão importante, uma vez que para vendas realizadas por meio dessa modalidade, principalmente parceladas, as taxas podem ser diferentes e até maiores que as cobradas para vendas no cartão de débito.

Controle de fraudes

O maior pesadelo de qualquer pessoa que realiza vendas por meio de cartões é que, por algum motivo, ocorram fraudes e a empresa fique no prejuízo. Plataformas específicas são capazes de controlar valores, reduzir perdas, acusar e prevenir fraudes.

Ganho de tempo e dinheiro

A automatização da conferência necessária para as conciliações garante que o empreendedor ganhe tempo e economize na mão de obra, recursos que podem ser remanejados e usados em funções essenciais para o crescimento da empresa.

É importante lembrar que, como vimos, vendas no cartão de crédito  são geralmente preferidas pelos consumidores, logo, essa deve ser uma alternativa disponível para seu cliente no seu estabelecimento.

Se você quer receber mais dicas úteis para a gestão financeira da sua empresa, siga a gente no Facebook e no LinkedIn e fique sempre por dentro dos nossos posts e novidades!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.