Vendas x finanças: quando a responsabilidade pelo sucesso é de cada um?

 

Se você perguntar para um gerente comercial qual a receita de sucesso de uma empresa provavelmente ele dirá “mais vendas!”. Quando a mesma pergunta é feita para um gestor financeiro, possivelmente a resposta envolverá o equilíbrio do caixa e o total controle financeiro do negócio.

Este é um atrito comum nas empresas que ainda não entenderam a importância de alinhar vendas e financeiro. Continue lendo e entenda melhor quais são as responsabilidades de cada time, os principais obstáculos para encontrar o equilíbrio e, também, como otimizar sua gestão de vendas!

Em busca do equilíbrio

Comercial e financeiro possuem, tradicionalmente, perfis distintos dentro de uma mesma organização. Enquanto o primeiro apresenta maior propensão ao risco, buscando mais vendas e posicionamento no mercado, o segundo normalmente é mais conservador e visa, principalmente, a saúde financeira do negócio.

Justamente por isso, alinhar vendas e financeiro é um grande desafio. Um passo fundamental é deixar claro para os colaboradores que todos trabalham pelo mesmo objetivo comum: melhorar os resultados da empresa. Além disso é importante deixar muito claro as responsabilidades de cada time:

As responsabilidades do time comercial

A primeira responsabilidade do comercial é, sem dúvidas, conquistar novos clientes. Seja em uma empresa de serviços (SaaS), um varejo ou em qualquer outro segmento, é simplesmente impossível crescer e gerar lucro sem aumentar a carteira de clientes.

Mas, um bom time comercial vai além. Relacionamento com clientes e potenciais consumidores, feedback para os times de marketing e desenvolvimento (ou produção) e uma visão alinhada com a estratégia macro da empresa são algumas tarefas importantes de uma boa gestão de vendas.

As responsabilidades do time financeiro

O controle financeiro cuida do coração da empresa, lidando diretamente com investimentos, ativos, passivos, contas a pagar, a receber e até mesmo a negociação com fornecedores. Seu papel é fundamental tanto em épocas de lucro quanto em situações de crise.

A relação com o setor comercial é ampla e vai desde o pagamento de comissão para os vendedores, até a precificação dos produtos, capacidade de negociação nas formas de pagamento e descontos, dentre outros. Por isso o canal de comunicação entre os dois setores deve estar sempre aberto e funcionando.

Como alinhar vendas e financeiro?

Nós já citamos a importância de deixar claro para os dois times que ambos atuam com o mesmo objetivo: fazer a empresa crescer. Com as responsabilidades devidamente apontadas é importante listar os pontos de conflito, determinar responsáveis em cada equipe e conciliar os interesses.

É claro que, com o tempo, novos problemas surgirão. Justamente por isso é fundamental realizar reuniões periódicas entre o comercial e o financeiro, com a presença de um ou mais gestores da empresa, a fim de garantir que as diretrizes estejam sendo seguidas corretamente.

A conciliação das vendas com cartões

Um ponto importante que influencia na atividade dessas duas equipes é a conciliação das vendas com cartões de crédito ou débito. Caso não seja executado com precisão, esse processo pode atrapalhar o fluxo de caixa da empresa, minando estratégias de crescimento e os esforços do time comercial.

A conciliação automática é uma importante ferramenta, que diminui consideravelmente as chances de erros de conferência e permite que suas equipes foquem no que realmente importa: mais equilíbrio, mais vendas e maior controle financeiro.

Alinhar vendas e financeiro nunca foi tão importante para a saúde de uma empresa quanto hoje. Por isso, conte com a tecnologia como aliada e busque as melhores soluções de gestão para a sua realidade! Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades do segmento!

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