O que é auditoria financeira?

Para garantir uma boa gestão empresarial, alguns processos são vitais para seu negócio. Esse é o caso da auditoria financeira, que oferece mais precisão de informações em seus relatórios periódicos de controle de contas.

Afinal, é fundamental ter dados alinhados com a sua realidade. Somente assim será possível tomar decisões importantes para o futuro da empresa, seja em relação a investimentos ou mesmo ao desenvolvimento interno.

Quer saber um pouco mais sobre o que essa movimentação significa? Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas a respeito do assunto!

O que é auditoria financeira?

A auditoria financeira nada mais é do que um processo para avaliar todas as atividades financeiras de uma organização. Com ela, fica mais fácil identificar qualquer irregularidade, fraude ou desvio.

Essa análise inclui recursos da companhia em relação à sua utilização, medidas de controle financeiro, títulos em aberto e demais movimentações frequentes. Ter um relatório completo em mãos é importante não apenas para o negócio, mas também para investidores e clientes, que querem contar com uma empresa íntegra em todos os sentidos.

Como a auditoria financeira funciona?

O primeiro passo da auditoria financeira é a análise financeira. Nela, todos os documentos são devidamente reunidos, como comprovantes, extratos, boletins de fluxo de caixa e demais registros contábeis. Assim, um mapeamento do capital é feito para entender a fonte da receita e seu uso.

Para tanto, três setores são investigados: a Tesouraria, o Contas a Pagar e o Contas a Receber, bem como seus respectivos fluxos de trabalho. Assim, entende-se o grau de responsabilidade de cada um e as tarefas das equipes.

Por último, a observação de riscos é registrada com base nas falhas identificadas e demais irregularidades que dão brecha para atuações ilegais. Pode ser que esse processo seja realizado em outra ordem, o que não apresenta problemas desde que englobe todas as etapas.

auditoria financeira

Quais são as principais vantagens de realizar uma auditoria financeira?

Não é segredo que o mercado tem pouca tolerância com companhias que não são confiáveis. Algo compreensível, por que quem desejaria confiar capital a um negócio que pode perder o lucro a qualquer momento?

Em especial, com furtos e esquemas de desvio, ações inaceitáveis em qualquer setor de atuação. A auditoria financeira entra em cena justamente para ser um componente estratégico e mostrar a sócios e acionistas que todo o faturamento é processado e administrado corretamente.

Qual é a diferença entre auditoria contábil e financeira?

É comum que surja certa confusão entre auditoria contábil e financeira. A diferença é que esta última está ligada diretamente à análise monetária da empresa.

Enquanto o processo contábil se direciona para demonstrações contábeis. Como lançamentos, movimentações reais e respeito a regras legais, voltadas para órgãos públicos de controle.

De qualquer forma, ambas são muito importantes para a saúde da empresa. E demonstram o total respeito da companhia por suas próprias atividades e por quem acredita de verdade em seu trabalho.

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma auditoria financeira, não deixe de procurar a parceria profissional certa para realizá-la. O seu negócio só tem a ganhar!

Que tal conferir mais dicas para deixar o financeiro da empresa em dia? Saiba mais sobre conciliação de taxas e sua importância para seu comércio.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.